Descobrindo o Brasil: Porto Seguro – Bahia

Oi pessoal, tudo bem?

O verão tá chegando, e todo mundo louco para viajar nas férias, não é mesmo?

Por isso hoje vou falar de uma experiência muuuito legal: Porto Seguro.

Primeiro eu vou falar uma coisa pra vocês, se puder, vá em baixa temporada! Mas, se como eu, você só pode ir em alta temporada, tenho algumas dicas.

Viajei com meu marido depois do Natal e passamos a virada do ano lá. Fomos de carro do Rio de Janeiro, demoramos um dia inteiro, paramos pra dormir e chegamos lá 12h do dia seguinte. A primeira dica é: Trace sua rota antes de sair e JAMAIS saia dela. Digo isso porque só demoramos esse tempo todo porque erramos o caminho e acabamos perdendo a primeira diária do hotel.

Mas fora isso foi só alegria! Os preços lá estavam um absurdo, porque nessa época eles só fazem pacotes de 5 ou 6 dias. Ficamos no Pontal Praia Hotel:

DSC_1567

O hotel não é nada de muito luxo, mas é bem limpinho, o que pra mim é o mais importante. É bem confortável e nós fomos muito bem recebidos, além de ter sido um preço razoável. Ele fica na praia do Mundaí, próximo ao bar Toa Toa. É meio afastado do centro, mas bem próximo da praia mais badalada de Porto Seguro.

O centro de Porto Seguro não tem praia limpa e é basicamente uma rua com bastante comércio e pousadas. Perdoem, mas eu não tirei foto. Tem também a famosa Passarela do Álcool, que é bem legal de noite, com bares e muita música, e claro, muita barraca de bebidas alcoólicas.

A praia mais badalada é a que tem o bar do Axé Moi, que é a Praia de Taperapuan. Conhecemos também Santa Cruz Cabrália e a Praia de Santo André.

DSC_1461_Fotor_Collage

Pra chegar nessa Vila de Santo André, tem que atravessar o Rio de balsa:

DSC_1524

Não lembro bem, mas acho que é uns 20 reais para atravessar o carro e não adianta que não tem outra “estrada”. Mas é bem legal e diferente do que temos aqui no Rio.

Do outro lado de Porto Seguro tem Arraia d’Ajuda que também tem que atravessar de balsa. Mas vale muito a pena porque o lugar é simplesmente incrível. Essa é a praia de Pitinga:

DSCN0154_Fotor_Collage2

Tem vários restaurantes e a comida é sensacional! Tem o mar e o um Riozinho atrás, muito legal! E bem no fim da tarde, quando a maré está baixa, dá pra ver os corais na beira:

DSCN0207

Nós também fomos em Trancoso, acho que o lugar mais bonito da região. Fica mais ou menos 1h30 do centro de Porto Seguro, indo de carro. Lugar maravilhoso. As casinhas antigas, a igreja de São João Batista. Pra descer para praia tem um caminho que atravessa um mangue por uma ponte de madeira. Assim que chegamos pela manhã, o mangue estava completamente vazio e dava pra ver o chão e os caranguejos. Na praia passa um riacho de cor vermelha por causa das raízes das árvores do local. Tem que atravessar a pé mesmo com a água batendo na canela.

DSCN0370_Fotor_Collage4

Na volta, de tarde, que foi a surpresa! A maré sobe muito e o riacho que estava com água na canela simplesmente fica gigante e eu que sou baixa, só consegui atravessar nadando! Nem consegui tirar fotos porque o Filipe teve que atravessar com nossas coisas em cima da cabeça porque ele que é mais alto estava com água no pescoço!! Hahaha foi incrível. Mas depois descobrimos que tem um lugarzinho que tem uns barco para atravessar, pagando, lógico. Mas a gente quis se aventurar mesmo hahahaha.

Essa é a praia do Nativos e o mangue na volta, já coberto de água.De cima dá pra ver como o mar subiu e até mudou a cor do riacho. Mas o lugar é simplesmente lindo!

DSCN0424_Fotor_Collage5

Por últimos, fomos à Recife de Fora. É um recife de corais que fica a 5 milhas (~10km) da costa de Porto Seguro. Pela manhã a maré é muito baixa e dar pra ver os corais e andar, como se fosse uma ilha. O tempo vai passando, a maré subindo e os corais somem, ficando a uns 10 metros de profundidade.

Conseguimos um dia de maré zero, e só temos que pegar o barco e chegar lá as 7h da manhã. Tem que usar aqueles Crocs para não cortar os pés, e se você não tiver eles tem para alugar. Não serve chinelo pois tem que ser fechado.

Chegando lá dá para ver os corais (primeira foto). Lá no meio forma uma piscina onde os peixes ficam. É muito legal e muito diferente. Mas os guias pedem para o pessoal andar devagar e não nadar na piscina, pois suspende os sedimentos do fundo e a água fica turva. Uma pena que no nosso passeio o pessoal não respeitou e a água ficou bem turva! 😦

Mesmo assim, dá para ver os peixes e eles ficam nadando e batendo na gente! Muito bom. Na última foto, já estamos indo embora e os corais já estão completamente submersos. Já não estamos mais andando no seco.

DSCN0258_Fotor_Collage3

Enfim, essa foi a experiência de Porto Seguro. Passeios incríveis, lugares maravilhosos e as pessoas muito receptivas!

Amei conhecer e espero poder voltar lá em breve.

O que vocês acharam? Já conhecem? Conta aí.

Beeeijos.


Todas as fotos foram tiradas por mim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s